sábado, 28 de abril de 2012

Seminário de Currículos acontece na nova sede da APP

Via Portal da APP-Sindicato

APP abre Seminário de Currículos

Secretaria Educacional continuará debates sobre temas ao longo do ano preparando a Conferência da Educação, em 2013






A APP-Sindicato abriu hoje (27) um ciclo de debates sobre educação e modelo de escola que desejam os educadores com o Seminário Político Educacional sobre Currículo "A escola como território de luta e um currículo emancipador", organizado pela Secretaria Educacional, no salão nobre da nova sede estadual da entidade em Curitiba. O seminário acontece hoje, mas os debates sobre o tema da "escola que queremos" se prolongarão pelo ano, com a participação de um grupo de trabalho dos diversos núcleos sindicais, como preparação para a Conferência da Educação da APP, que acontece no ano que vem.
-
A professora Walkíria Olegario Mazetto, secretária Educacional da APP, lembrou que o sindicato há muitos anos tem se dedicado a ir além da luta corporativa e acumulado grande debate sobre temas educacionais, como o do currículo. "Entendemos que, para garantir também melhores condições de trabalho e carreira decente para nossos professores e funcionários, nós devemos pensar que escola nós queremos e para que esta escola serve", disse. Ainda na abertura, que também contou com uma apresentação musical do artista Miran Carvalho, a professora Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP, observou que o seminário é uma oportunidade de discutir o que o movimento dos trabalhadores pretende - a transformação da sociedade.
-
O evento nesta manhã contou com a presença dos professores Álvaro Moreira Hypolito, da Universidade Federal de Pelotas e coordenador da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente Rede Estrado, e Heleno Araújo Filho, secretário de Assuntos Educacionais da CNTE. O seminário prossegue à tarde com um debate sobre Políticas Educacionais com o professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Federal Fluminense e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
-
Em sua intervenção, o professor Hypolito traçou um quadro das principais mudanças havidas na escola pública no último século: a formação dos grupos escolares e a concomitante forma de controle centralizado sobre as até então turmas isoladas, na virada do século XIX para o XX, e o que ele chama de "gerencialismo", aplicação de técnicas de administração típicas das empresas no âmbito educacional nos últimos 20 anos, manifestada por exames e testes para fins de ranqueamento das instituições e o ingresso agressivo das parcerias público-privadas nas escolas. De acordo com Hypolito, a chegada destes mecanismos altera as relações internas na escola e, ao se imporem e não serem questionadas, acaba naturalizando os sistemas de avaliação.
-
Heleno Araújo Filho lembrou que pensar currículo é pensar o que vai ser trabalhado no tempo e espaço escolar e que muitas das alterações que se colocam nos currículos estão dissociadas do que prevê a LDB. "A LDB fala em colaboração, cooperação, articulação, nela não está escrito classificação, ranqueamento e competição", disse, lembrando que a Lei abre a possibilidade da formatação de currículos diversos, para atender especificidades, no entanto a tendência é a unificação.
-
O professor ainda citou alguns desafios dos educadores, como efetivar a educação integral a fim de evitar distorções de gestores que criam simulacros deste conceito, com fins eleitorais, ou ainda aumentar a participação dos alunos na gestão escolar, pensar políticas de formação continuada e criar uma verdadeira autonomia pedagógica para as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário